quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Como funciona um Densitômetro?
Um densitômetro de reflexão fundamentalmente mede a quantidade de luz refletida de uma superfície. Existem determinadas condições específicas e definidas em normas pelo American National Standards Institute (ANSI) e pela International Standards Organization (ISO). Essas especificações lidam com condições de medição geométrica e com as respostas espectrais dos instrumentos. Um densitômetro de reflexão consiste fundamentalmente em uma fonte de luz que tem um ponto de saída óptica para concentrar a luz em um local específico da amostra, filtros para definir a resposta espectral da unidade e um detector para monitorar a luz refletida.
A amostra é geralmente iluminada por cima, ou seja, a 90 graus para a superfície da amostra e visualizada a 45 graus. Esta condição de visualização elimina o brilho da reflexão e apenas a reflexão difusa é vista pelo detector.
É semelhante ao olhar para uma fotografia brilhante - você tende a olhar para ela em um ângulo específico para evitar reflexos brilhantes que escureçam a imagem.
A electrônica do densitômetro normalmente consiste de um amplificador logaritmico e um display digital, para leitura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário