segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Teoria da Cor - Continuação 2
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
Ainda analisando o espectro com as cores aditivas (RGB) e subtrativas (CMY)
mapeadas é possível verificar que a mistura de duas cores de um mesmo sistema
resulta em uma cor do outro sistema. Por exemplo, misturando vermelho
e azul do RGB o resultado será o magenta do CMY, da mesma forma que misturando
duas cores subtrativas como o cyan e amarelo o resultado será o verde.
Veja na fig.1.3 A misturas das cores e seus resultados.
Por serem cores complementares, sempre teremos uma cor aditiva de RGB
sendo oposta por uma cor subtrativa do CMY; para deixar isso de forma muito
simples basta colocar os dois sistemas escritos lado a lado e ligar a primeira
cor de cada um deles, a segunda, a terceira, e assim respectivamente, conforme
a fig. 1.4, ou colocar também pelo comando de Color Balance ou Equilíbrio de
Cores do Photoshop fig. 1.5.
Outra característica muito marcante está na distância das cores, que segue uma
simetria e, por sua vez, pode ser determinada em ângulos. Sendo assim,
podemos medir a distância e a localização das cores em cima do espectro, e
este valor caracteriza o mapeamento do modelo HSB.
MODELO HSB
Baseado na percepção humana das cores, o modelo HSB da descreve as cores
a partir de 3 propriedades fundamentais que são a Matiz - ou Hue, a Saturação
- ou Saturation, e o Brilho - ou Lightness.
• MATIZ OU HUE
Nada mais é do que o posicisionemanto da cor no espectro, ou seja, o vermelho
tem seu valor sempre em 0º e a partir dele podemos medir o posicionamento
das outras cores que estão exatamente a 60º de distância em sentido
horário e anti-horário como mostra a fig. 1.6.
No sentido horário temos as cores magenta em -60º, azul -120º e cyan -180º,
já no sentido anti-horário temos as cores amarelo em 60º, verde em 120º e
novamente o cyan em 180º. Pelo comando Hue&Saturation do Photoshop
podemos fazer com que o espectro gire e assim as cores sejam alteradas quanto
a sua matiz, conforme a fig 1.7.
Em alguns aplicativos, e mesmo dentro do Photoshop, podemos ter duas
maneiras de mapear esta angulação; uma delas vai de 0º a 180º e 0 a -180º, ou
pode ser de 0 a 360º. Para falar a verdade, é a mesma coisa do que se obter o
azul através dos valores -120º ou 240º.
• SATURAÇÃO OU SATURATION
As cores que possuem um valor de angulação podem variar quanto a sua saturação,
também chamada de cromaticidade, que é a intensidade ou a pureza das
mesmas. Se mapeado em cima de nosso espectro de cores, vamos ver que nada
mais é do que o posicionamento da cor mais para a extremidade ou mais para
o centro onde existe uma neutralização. Os valores conseguidos
aqui são de porcentagem variando de 0% (cinza) até 100% (saturação
máxima) representado pela fig. 1.8.
• BRILHO OU LIGHTNESS
Uma vez que nosso espectro de cores é tridimensional como na
ilustração ao lado e não bidimensional conforme visto até agora,
temos uma coordenada de luz que varia entre duas extremidades
que vão de 0% (preto) a 100% (branco). Essa coordenada é
responsável pela quantidade de luz ou pela definição de uma cor
clara (com luminosidade) ou escura (sem luminosidade).
Embora não exista um modo de imagens em HSB, muitos
comandos como Replace Color, Hue&Saturation, entre outros,
utilizam deste modelo como base para que o usuário possa fazer
alterações em uma imagem.
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