segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Teoria da Cor - Continuação 4
GAMUTS DE CORES (PHOTOSHOP)
Um gamut é o espaço de cores que um modelo pode exibir ou imprimir. O
espectro de cores visto pelo olho humano é maior do que o gamut disponível
em qualquer modelo de cores e mostrado na fig. 1.11.
Entre os modelos de cores utilizados no Photoshop, o modelo L*a*b apresenta
o gamut mais amplo, englobando o espaço de RGB e CMYK.
Em geral, o gamut de RGB contém um subconjunto de cores que podem ser
visualizadas em um monitor de computador ou em uma televisão (que emite
luz vermelha, verde e azul). Dessa maneira, algumas cores como tons de verde
e azul não podem ser reproduzidas na impressão por estarem em um espaço
menor. Por sua vez, o cyan também não é 100% fiel no monitor.
Consistindo somente de cores que podem ser impressas utilizando tintas de
cores de processo, o modelo de CMYK hoje se caracteriza como um dos
menores, seguido por cores Pantones e HiFi Color. Quando as cores que não
podem ser impressas são exibidas na tela, - cores conhecidas como cores fora
do gamut, isto é, fora do gamut de CMYK - são representadas no Photoshop
com uma triângulo amarelo como advertência.
CONVERTENDO ENTRE MODOS DE CORES (PHOTOSHOP)
Quando você escolhe um modo de cores diferente para uma imagem, os valores
de cores da imagem são permanentemente alterados. Por exemplo, ao converter
uma imagem RGB para o modo CMYK, os valores de cores RGB fora
do gamut de CMYK são ajustados para se enquadrarem ao gamut.
Consequentemente, antes de converter imagens, é interessante acionar o
Preview CMYK localizado no menu View e com isso a imagem em tela será
limitada a visualização dentro do espaço CMYK.
O modelo de cor a ser utilizado pode variar de acordo com o processo em que
a imagem vai ser manipulada, porém particularmente prefiro trabalhar e
manipular minhas imagens em RGB ou L*a*b, salvá-las em Back-up desta
forma e somente fazer a conversão para CMYK no momento em que sei qual
será sua impressão final, pois uma vez que o CMYK é um sistema dependente
de cores e tem com muitas variáveis, posso fazer a conversão correta para cada
tipo de mídia preservando o máximo de detalhes em cada conversão. Este é um
assunto a ser tratado no capítulo referente a conversão de cores.
Retirado de: Alexandre Keese / Desktop Publishing
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