segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Teoria Básica das Cores
É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada por
diversos aplicativos e dispositivos, sejam eles de captura como scanners e
máquinas digitais, de visualização, como monitores e projetores ou mesmo dispositivos
de impressão como impressoras digitais, offset, rotativas entre tantas
outras. Com esse conhecimento, o usuário pode tomar decisões consistentes e
controlar assim as informações de cores para que estas sejam utilizadas de
forma correta do início ao fim do processo, não apresentando nenhuma surpresa
desagradável.
Cada um dos dispositivos trabalha com uma linguagem própria, descrevendo e
utilizando a cor a partir de um modelo; os modelos de cores mais conhecidos
são: RGB (vermelho, verde, azul), HSB (matiz, saturação, brilho), CMYK
(cyan, magenta, amarelo e preto) e CIE L*a*b* (L sendo para luminosidade e
os valores de a* e b* para dois componentes cromáticos).
Cada um desses modelos será mapeado em cima do mesmo espectro de cores
para que seja feita uma comparação de como cada um deles é localizado e
mostrar que na verdade quem conhecer seu mapeamento vai conseguir uma
visão um pouco mais ampla tomando assim decisões correctas sobre as cores.
ESPECTRO DE CORES
A fig. 1 mostra um espectro de cores bastante simples; nele vamos levantar
alguns pontos interessantes do relaciomento entre os diversos modelos que
servirão de base no momento de uma decisão importante. Contudo, deve-se ter
sempre em mente esta imagem, pois será bastante utilizada a partir de agora.
A primeira observação importante neste espectro de cores é que o mesmo é
composto por dois modelos: o modelo de RGB (cores aditivas) e o modelo de
CMY (cores subtrativas) que estão descritos de forma detalhada a seguir:
CORES ADITIVAS (RGB)
O modelo RGB da fig. 1.1, composto por vermelho (Red), verde (Green) e azul
(Blue) e que utiliza a luz para criar cores geralmente descritas com valores de
intensidade para cada pixel, variando de 0 a 255 para cada um dos componentes
de RGB. O sistema é denominado aditivo por adicionar o total (255) de
todas as tintas para se obter luminosidade. Sendo assim, para descrever um
verde seria necessário um valor de vermelho de 28, um valor de verde de 133
e um valor de azul de 2. Uma característica muito importante deste processo é
que, para gerar um tom neutro conhecido como gris ou um tom cinza, basta
colocar o mesmo valor para os três componentes. Neste caso, um valor de 120
vai gerar um tom de cinza, e quando se utilizarem valores extremos como 255,
o resultado é branco puro e, quando o valor for 0 (zero), preto puro.
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